mão.jpg

IBRACHI

Instituto Brasileiro de Chi Kung e Terapias Afins

Musicoterapia-em-Santo-Andre.jpg
Musicoterapia
com Marcelo Petraglia

Datas: 09 de Junho

Horario: das 09h às 18h

 

 

Este conjunto de aulas tem por objetivo, apresentar aos interessados as características, premissas e possibilidades do uso da música nos processos de terapias integrativas e complementares. Por meio de vivências, demonstrações e explanações dialogadas sobre os conteúdos, os participantes poderão conhecer e compreender os fundamentos do trabalho terapêutico que se utiliza da música e outras ações acústicas e sonoras. Este trabalho dirige-se prioritariamente a  profissionais e estudantes da área terapêutica, bem como àqueles da área musical, que queiram ampliar seus horizontes sobre a música e suas possibilidades de atuação terapẽutica.

 

Tópicos a serem abordados:

 

-Musicalidade com o impulso vital e universal do ser humano.
-Vibração, Ruído, Som e Tom.
-Escuta acústica e escuta musical.
-Os elementos musicais (melodia, harmonia e ritmo) como "princípios ativos" no processo terapêutico por meio -da música.
-A "identidade sonora e musical".
-Panorama das diversas abordagens em terapia acústica, sonora e musical.
-A imagem antroposófica do ser humano como base para os processos terapẽuticos musicais.
-A Mesa Lira & Tubos Sonoros como ferramentas terapêuticas.

 

 

Marcelo S. Petraglia

Educador Musical formado pela ECA-USP, especialista em Musicoterapia Hospitalar e Organizacional pela FMU, mestre em Biologia pelaUNESP-Botucatu e doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP. Entre 1985-1988, ampliou sua formação estudando canto e composição musical no Emerson College (Reino Unido) e na Musikalisch-Plastische Arbeitsstätte (Alemanha) trabalhando na pesquisa e fabricação de instrumentos de percussão metal. Dedica-se ao estudo dos fenômenos musicais, sonoros e vibratórios e suarelação com o ser humano e o meio ambiente.Tem como foco de seu trabalho o desenvolvimento humano por meio da música, atuando como docente na capacitação de profissionais da área musical e em projetos de desenvolvimento humano e organizacional junto aempresas e o terceiro setor.  É coordenador do curso Antropomúsica – educação musical fundamentada na Antroposofia e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Rudolf Steiner. 

 

 

Forma de pagamento : R$ 350,00 a vista ou >> parcelado em até 6x 

 

Inscrições ou dúvidas: contato@ibrachi.com.br 

telefone: (11) 3578-8350